top of page

Imagin/Ação

      No ano 2000 a produtora Solange Lima se entusiasmou com a ideia que circulava na minha cabeça, desenvolveu um projeto e fez acontecer a Primeira Oficina, respaldada pela Fundação Cultural da Bahia. Foram doze dias no mês de julho, com cinco participantes, todos baianos, e umas dez histórias na roda. Lucílio Bernardes trabalhou muito em uma adaptação de A cartomante, de Machado de Assis, como trampolim para criar um relato próprio, o conto Estritamente. Dom Jorge trouxe um argumento de Jorge Felippi para um longametragem, Brasil urgente, e labutou na construção de uma escaleta, de uma estrutura sobre a qual um roteiro poderia ser escrito. Carla Guimarães trabalhou como uma chinesa em linha de montagem, treinando-se nas diversas etapas da feitura de um roteiro longo, Tempo de inocência, e fazendo dupla com Paulo Alcântara no roteiro do curta Lotação, o primeiro das oficinas de Lençóis a ser filmado. Da cidade esteve Delmar Araújo, desenvolvendo um relato, Segredo da pedra, intimamente relacionado com a cultura da região, com os mitos garimpeiros.
      Essa primeira experiência, o “parto das ideias” levado à prática, moldou com nitidez o formato laboratório que foi se aprofundando nos encontros seguintes: treinamento do raciocínio dramático, exercícios de aprendizagem da “gramática da fantasia” (como definiu Gianni Rodari, autor de livros sobre “a arte de inventar histórias”) e potencialização da imaginação, induções para forçar a imaginação a um estágio isento de preconceitos, de medos, de achar que é tolice ou loucura se meter por caminhos desconhecidos da invenção. Esse mutirão racional/emocional é gerado por e despejado sobre as histórias criadas pelos participantes, que podem ser comparadas a moldes de argila manipulados por todo mundo, desfigurados, despedaçados, desfeitos, refeitos, virados ao avesso.
      Para que esse processo funcione, os participantes convivem intensamente durante as duas semanas de trabalho, hospedados no mesmo hotel ou pousada, frequentando conjuntamente atividades extras (exibição de filmes, caminhadas na serra, noitadas) — conformando um grupo de reflexão full time, em constante diálogo e debate, dormindo e sonhando com suas histórias, com suas criaturas. A Primeira Oficina consolidou essa metodologia e essa atmosfera de trabalho intelectual — para a qual a contribuição de Lençóis, de suas geografias física, cultural e humana, é imprescindível. Não consigo pensar em outro lugar tão adequado a essas façanhas do espírito.



continua - 2001 ...

por Orlando Senna​

​© 2012 by JamilleFortunato. All rights reserved

  • c-facebook
  • s-youtube
bottom of page