top of page

Solange Lima

Produtora de Cinema

www.aracaazul.com.br

Informação Profissional
 

Solange Lima é proprietária da Aração Azul Cinema e vídeo, produtora de cinema, com 15 anos no mercado cinematográfico. Ex-Presidente da ABD Nacional e Fundadora da Oficina Orlando Senna.

Experiência Profissional
 

Produziu vários filmes:

  • Ficção: Tieta de Cacá Diegues, Canudos de Sérgio Resende, 3 História da Bahia (triologia com direção de Sérgio Machado, Edyala Yglesias e José Araripe Jr);
  • Documentário: Filhos de Ghandi de Lula Burque de Holanda, Filhos de João de Henrique Dantas e Samba Riachão de Jorge Alfredo Guimarães (os dois últimos com mais de 15 prêmios nos melhores festivais do País);

Pela sua produtora produziu mais de 15 curtas; hoje finaliza o primeiro longa pela sua empresa Araçá Azul que também assina a produção executiva, o Filme “Estranhos” de Paulo Alcântara; além de ter feito a produção Executiva do filme “Jardim das Folhas Sagradas” de Pola Ribeiro, Direção de produção do filme “Filhos de João Retrato de um Brasil Musical” de Henrique Dantas.



É Produtora Associada dos filmes Ritos de Passagem (animação), com a Liberato Produções e “Capitães da Areia” de Cecília Amado (baseado no romance de Jorge Amado), “Jardim das Folhas Sagradas” de Pola Ribeiro e “Brilhante” de Conceição Senna.

Está pré-produzindo dois longa-metragens “Perto do Céu”. Em faze de Contratação da co-produção do filme “Dona Flor e Seus Dois Maridos” do Pedro Vasconcelos.

Na área de políticas culturais foi Presidente da ABD Nacional (Associação Brasileira de Documentaristas e Curta Metragistas – ABD Nacional) no período de 2009 a 2012, entidade existentes em todos estados brasileiros, mais o DF, que atua com a implantação e fortalecimento de políticas culturais para o audiovisual nacional. Onde criou o Dia do Documentário e o Dia do Curta no Brasil. Como representante da ABD Nacional esteve por dois anos no, Conselho Superior de Cinema - CSC e Conselho Nacional de Políticas Culturais – CNPC.

Diretora, por três gestões da Associação de Produtores e Cineastas de Longa Metragem do Norte Nordeste – APCNN. Hoje é Diretora APCBahia; Integra ao Conselho Consultivo do Congresso Brasileiro de Cinema – CBC.

Além da militância política nas entidades de classe, vem fomentando o audiovisual através de formação/informação, a exemplo das oficinas de Roteiro como Orlando Senna em Lençóis/Ba., que completa 10 anos, oficina para Documentário com João Moreira Salles, “Documentário uma Forma de Expressão”, Produção Executiva, “O caso Central do Brasil” com Elisa Tolomelli, Fotografia com Walter Carvalho, “A Imagem em Movimento”. E ministra curso de produção na TV Pelourinho.

2010 - present

2010 - present

​© 2012 by JamilleFortunato. All rights reserved

  • c-facebook
  • s-youtube
bottom of page