top of page

Orlando Senna

 

Cineasta, escritor, jornalista, repórter e comentarista de política internacional, atuou na América Latina, África e Europa. Autor dos livros Xana, Ares nunca antes navegados, Máquinas eróticas, Um gosto de eternidade, Os lençóis e os sonhos. Diretor de trinta espetáculos teatrais na Bahia, São Paulo e Rio, destacando-se Teatro de Cordel.
Diretor e roteirista dos filmes Diamante bruto, Brascuba (co-direção Santiago Alvarez), Iracema e Gitirana (co-dir. Jorge Bodanzky) e de documentários sobre a formação e comportamento dos baianos.
Autor de roteiros para tv e cinema, entre eles O rei da noite (dir. Hector Babenco), Coronel Delmiro Gouveia (dir. Geraldo Sarno), Abrigo nuclear (dir. Roberto Pires), O lado certo da vida errada (dir. Octávio Bezerra), Iremos a Beirute (dir. Marcus Moura). Em parceria com Chico Buarque, Ópera do Malandro (dir. Rui Guerra). Em parceria com Gabriel García Márquez, escreveu o argumento de Oedipus Major/O Prefeito Édipo, direção de Jorge Ali Triana.
Premiado nos festivais de Cannes, Figueira da Foz, Taormina, Pésaro, Havana, Porto Rico, Brasília, Rio Cine. Pelo caráter inovador de Iracema recebeu o prêmio Georges Sadoul da França e o Grimme da Alemanha.
Foi diretor da Escola Internacional de Cinema e Televisão de San Antonio de los Baños, da qual é um dos fundadores, e do Instituto Dragão do Mar. De 2003 a 2007 foi Secretário Nacional do Audiovisual. Em 2007/2008 foi diretor geral da Empresa Brasil de Comunicação (TV Brasil). Atualmente é presidente da TAL-Televisión América Latina e membro do Conselho Superior da Fundación del Nuevo Cine Latinoamericano.

​© 2012 by JamilleFortunato. All rights reserved

  • c-facebook
  • s-youtube
bottom of page